terça-feira, 16 de junho de 2009

IMPORTANCIA DAS PLANILHAS DE TREINAMENTO

PLANILHAS DE TREINAMENTO DIÁRIO

Quais as vantagens de manter um diário de corrida e que informações ele deve conter?O diário do corredor é necessário e mostra organização, ele serve para suprir informações relativas a performance.
1. treinamento: periodização – batimentos cardíacos – temperatura e umidade ambiente – quilômetros corridos – tipos de terreno.
2. competições: local da competição – horários – adversários – resultados programados e resultados obtidos – análise pessoal.
3. alimentação: tipo de alimentação – horários – quantidades.

A planilha deve registrar passo a passo a rotina do praticante, sendo assim ele tem onde buscar referências para explicar e entender seu estado atlético.Para exemplificar devemos lembrar que na produção de uma industria a planilha é uma ferramenta de rastreamento de possíveis causas de falhas, isto para o atleta é uma segurança.Para um corredor amador é bom ter uma planilha, pois ele pode saber qual dia que não estava bem, por um motivo ou outro, tais como saúde, clima, percurso e etc.Você pode avaliar em quais climas e horários você tem um melhor rendimento no treinamento e etc.

A planilha de um corredor como uma das ferramentas mais importante para o corredor por vários motivos:
1. Acompanhar sua evolução nos treinos. Através do diário com anotações de seus treinos diários, poderá ter um acompanhamento mais preciso tanto das rodagens como os intervalados, podendo comparar os treinamentos atuais, com os treinos referente aos meses anteriores, e saber se está evoluindo ou não.
2. Fator MotivacionalCom as anotações e evolução nos treinos, passa a ser um fator emocional muito positivo, em saber que tanto os treinos como competições, tem feito tempos melhores do que a um tempo atrás, melhorando sua motivação em treinar.
3. Controle para evitar lesões.Através de um histórico das anotações feitas, em caso de alguma lesão, o atleta terá pleno controle e descobri através dos dados, o que levou a essa contusão e em que momento e circunstância, evitando assim de cometer o mesmo erro posteriormente e evitando de se machucar se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário