terça-feira, 16 de junho de 2009

DESCANSO ATIVO

Descanso Ativo

Existem dois tipos de intervalos ou descansos usados no treinamento, são chamados de passivos e ativos.
O descanso passivo ocorre quando o treinamento é totalmente interrompido, o descanso ativo acontece quando em um intervalo o atleta não para totalmente e mantém uma atividade como por exemplo um trote lento ou uma caminha.
Este intervalo de recuperação ativa pode ser feito com pausas programadas, exemplo: 200 metros de corrida com pausa de 200 metros trotando.Esta pausa também pode ser com tempo determinado, exemplo: 200 metros de corrida por um minuto de pausa ativa. Este tipo de treino deve ser monitorado através dos batimentos cardíacos do atleta, possibilitando assim uma segurança maior no desempenho.
O descanso ativo pode ser dado quando o técnico conhece o desempenho de seus atletas através de testes feitos antecipadamente. Como base para este tipo de trabalho podemos usar o treino de Fartleck e após um período, onde os atletas fizeram percursos longos com ritmos preestabelecidos preferencialmente em pista. Este treino evita a acumulação excessiva de ácido lático nos músculos e a recuperação é mais rápida. Na verdade a base da pirâmide fica restrita a corridas longas e estabelecimento de ritmos para então iniciarmos treinos com pausas ativas.
Quando o atleta encerra a temporada, ele não descansa totalmente parado, ele faz outra atividade física, tais como; bicicleta, natação, corridas de pequenas distâncias e em ritmo lento, etc.
O descanso ativo além de regenerar a musculatura, não deixa que o atleta pare totalmente, ressintetizado o ácido lático acumulado em meses de treinamento duro. O descanso ativo é muito bom para a cabeça do atleta, é uma forma de lazer, além de mantê-lo em movimento para quando voltar ao trabalho, a volta não seja dolorosa, pois, se o atleta parar totalmente, ou seja, passar o tempo de descanso totalmente sedentário, a volta pode ser mais difícil. Vejam bem, todo mundo que fica um tempo sem treinar, por motivo de doença, lesão, etc, quando volta aos treinamentos é um sufoco dos diabos, além da preguiça, tudo dói. Por isso que o descanso ativo é importante.Já o corredor que se exercita só para manter a qualidade de vida, o descanso se dá durante a fase de treinamento, pois ele não corre diariamente, e se o faz não é de forma intensa.

Nas férias (transição), após uma periodização ou ciclo de treinamento devemos dar férias ao corpo que podem variar de 15 dias a 1 mês e essas férias podem ser descanso total (parado sem realizar nenhuma atividade física), ou ativa com pequenos trotes sem compromisso ou praticar outro tipo de esporte que não seja a corrida como andar de bicicleta, nadar, patinar, etc.Nesse período (transição), sou a favor das duas coisas (ativo ou passivo), pois é um momento de descanso e recuperação total do organismo , a nova temporada que se inicia.

Descanso ativo é uma corrida que não atinge o limiar aeróbio, ou seja não causa modificações ou adaptações no organismo sob o ponto de vista de melhora de condicionamento. Mas de vital importância para atletas de nível intermediário em diante. Pois o seu objetivo é aperfeiçoar e tentar acelerar o processo de recuperação. Da seguinte forma, quando executamos treinos fortes como intervalados, de ritmo ou a própria competição em si. Ao requerermos uma alta capacidade de nossos corpos, durante esse processo produzimos piruvato para utilização nas fibras rápidas, mas quando produzimos além do necessário o excedente é transformado em lactato.Esse lactato produz causa entre outras coisas dor, acidez e causa uma limitação durante a contração muscular. Se conseguimos terminar a prova então conseguimos administrar de maneira correta, talvez não de maneira ideal. Então completamos a competição e lá ficou uma certa quantidade de lactato e fibras musculares danificadas. Também nosso estoque de glicogênio praticamente vazio.
O aumento de circulação permite a regeneração das fibras danificadas. E principalmente a retirada dos resíduos de lactato da corrida que ainda permaneceram no sangue. Utilizando como combustível pelo fígado e coração. Muito importante saber a intensidade e quantidade certa de descanso ativo a ser feita, e deve fazer parte do volume de treino de todo corredor. Pergunte ao seu treinador a sua intensidade correta do descanso ativo.Talvez alguns precisem de descanso total em vez de ativo dependendo da intensidade e nível de treinamento em que foi feita a competição

Nenhum comentário:

Postar um comentário