terça-feira, 16 de junho de 2009

DICAS PARA EVITAR LESÕES EM CORREDORES

Os educativos de corrida são fundamentais, pois aprimoram a técnica e coordenação do corredor e conseqüentemente diminuindo seu desgaste físico e melhorando sua performance, os educativos são tão importantes quanto o alongamento. Podemos também denominar como escolinha de corrida.

Os exercícios educativos são de muita importância para o desenvolvimento do corredor, seja ele velocista, meio fundista ou fundista. É comum apenas os velocistas praticarem durante seus treinamentos educativos de corrida, dificilmente vemos atletas corredores de fundo fazendo estes tipos de exercícios.
Os educativos de corrida, quando bem trabalhados, fazem com que o corredor tenha uma melhor postura, equilíbrio, coordenação e conseqüentemente sofra menos durante o esforço desenvolvido na corrida, também como condicionamento. Existem inúmeros exercícios que o atleta pode fazer preliminarmente ao treino.

O técnico não deve adotar uma forma padronizada de corrida para seus atletas, entretanto deve fazer com que todos façam exercícios educativos, pois são essenciais para que o atleta tenha menos dificuldades no desenvolver de sua corrida. Muitos corredores fazem força sem necessidade alguma. São poucos exercícios que trarão grandes benefícios e conseqüentemente eliminarão vícios de postura.

Principais exercícios educativos:
• Corrida com elevação alternada dos joelhos até a altura dos quadris, trabalhando os braços com uniformidade e velocidade,
• Corrida com os calcanhares tocando os glúteos com bastante velocidade, tronco levemente inclinado à frente,
• corrida elevando os joelhos até a altura dos quadris, mantendo a perna de impulsão estendida, trabalho dos braços, para o alto coordenadamente,
• corrida na planta- ponta dos pés executando elevações rápidas dos joelhos em passadas curtíssimas,

Quer evitar lesões, faça os exercícios com moderação e vá aumentando a carga com paciência.

As principais dicas são:

Usar um tenis com otimo amortecimento de impacto.
Evitar realizar treinos seguidos em pisos duros, como asfalto e concreto.
Dar preferencia em pisos macios, como grama e terra.
Realizar um bom aquecimento antes e após os treinos.
Evitar de treinar fortes em dias seguidos.
Qualquer sinal de dor muscular durante os treinos, parar imediatamente.

Muitos dos atletas seguem conselhos ou mitos provenientes de outros atletas e nem sempre é real, por isso o mais importante que tenha ou procure um profissional de ed fisica qualificado e formado para uma perfeita orientaçao e que desenvolva uma planilha de treinamento de acordo com o seu perfil e metas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário