quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A Corrida de Aventura




Excelente artigo publicado no 360Graus, do Portal Terra.

Vale a pena a leitura no próprio site. Aqui apenas a transcrição do texto...



Tema:Adventure Race
Autor: Ana Karla Rodrigues
Data: 23/8/2006

Nesta reportagem:
» Saiba tudo sobre o espírito das Corridas de Aventura
» Equipamentos de Corrida de Aventura
» Dicas para montar uma equipe de Corridas de Aventura
» Glossário nas corridas de aventura


Saiba tudo sobre o espírito das Corridas de Aventura


A busca por desafios sempre foi um dos motores da história humana. Ao longo de todos os milênios pessoas romperam barreiras naturais, desafiando a natureza e seus caprichos e tendo consigo um compromisso de seguir sempre adiante. E esse é o espírito da adventure race, um esporte que nasceu para confirmar o desejo do homem em atingir pontos extremos usando formas de transporte que não danifiquem o planeta.

A corrida de aventura também pode ser definida como uma expedição competitiva. Elas acontecem em lugares que possam oferecer a maior diversidade possível de terrenos e paisagens e que possibilitem a prática de várias modalidades, como trekking, mountain biking, técnicas verticais, canoagem, equitação, natação e outras que variam de acordo com o lugar onde é realizada e seu organizador. Cada equipe deve ter três ou quatro pessoas, sendo que uma delas deve ser do sexo oposto. Equipes cujos membros são do mesmo sexo podem participar, mas não marcam pontos.

No mundo, há corridas de dois a dez dias ininterruptos, nas quais sono, frio, cansaço extremo e pouco tempo para alimentação devem ser considerados tão adversários quanto as outras equipes. Excelente preparo físico, equilíbrio mental para lidar com problemas de relacionamento e suportar privações, são características fundamentais para o atleta de corrida de aventura. Sem contar o gosto por atividades em equipe e o bom humor.

A idéia principal das corridas de aventura é sair de um ponto e chegar em outro. Mas não se engane: isso não é tão fácil quanto parece. As equipes recebem previamente um mapa, no qual o navegador, com a ajuda dos companheiros, deve traçar o percurso a ser seguido e marcar nele os Postos de Controle (PC´s), locais onde se deve carimbar o passaporte, documento que deve ser mantido com a equipe durante todo o tempo, assim como conferir equipamentos obrigatórios.

A localização das Áreas de Transição (AT´s), onde acontece a troca de uma modalidade para a outra e é possível descansar um pouco, comer ou encontrar os amigos da equipe de apoio, também deve ser marcada no mapa, além de outras características que forem observadas pelas linhas topográficas. Entretanto, cada equipe deve estabelecer sua própria estratégia para alcançar tais pontos, assim como o ritmo a seguir.

A equipe que cumprir todo o percurso vence a competição. Entretanto, o conceito de vencer numa corrida de aventura não é o mesmo que em esportes tradicionais e nem em outras modalidades de aventura. Aqui, não só a equipe que chega em primeiro vence, mas todas as que superaram os percalços da geografia, do clima e de si mesmas são campeãs. A sensação de tarefa cumprida numa prova deste tipo de competição é indescritível.


Equipamentos de Corrida de Aventura


Apito – Fundamental nas etapas aquáticas, serve para que um membro de uma equipe avise aos companheiros da sua localização.

Bicicleta – Nas corridas de aventura são usadas apenas as mountain bikes.

Bússola – Imprescindível para a navegação. As mais usadas são da marca Silva, equipada com uma pequena régua que auxilia na declinação dos graus.

Cadeirinha – Usada nas etapas de técnicas verticais.

Capacete – Deve ser usado ao longo de toda a corrida. Pode ser apenas um para todas as modalidades.

Cobertor de sobrevivência – Usado para aquecimento e para prevenção de hipotermia.

Colete salva-vidas – Usado nas etapas aquáticas.

Faca ou Canivete – Para comida, galhos, ou qualquer outro obstáculo.

Kit de primeiros socorros – Deve conter antitérmicos, antiinflamatórios, antieméticos, Hidrotesteril (ou produto semelhante que possa ser usado para purificar a água), esparadrapos, band-aids, luvas de látex e outros medicamentos que a equipe julgar necessário ou a organização exigir.

Lanterna ou head-lamp – Cada membro da equipe deve ter a sua, para as etapas noturnas. Pilhas extras não devem ser esquecidas!

Light stick – Bastão que contém um fluido fluorescente. É usado como auxiliar na sinalização de bicicletas, canoas ou outros veículos, durante as etapas noturnas.

Luvas – Podem ser usadas em etapas de bike, técnicas verticais ou equitação. Cada atleta deve ter o seu par, que pode ser usado em todas as modalidades, sem problemas.

Luz frontal – Lanterna dianteira da bike.

Luz traseira – Lanterna traseira da bike.

Mosquetões – Geralmente, os mais usados nas corridas de aventura são os de rosca, por garantirem maior segurança.

Remos – São oferecidos pela organização da prova, na maioria das corridas.

Solteiras – Fitas usadas nas etapas de técnicas verticais, para dar segurança.


Dicas para montar uma equipe de Corridas de Aventura
Relacionamento com a equipe

Montar uma equipe é uma das tarefas mais difíceis para quem quer entrar no mundo das corridas de aventura. Afinal, você passará por diversas situações complicadas ao lado de seus companheiros, e o equilíbrio mental de cada um vai influenciar decisivamente do desempenho de todos. Tenha certeza de que o nível físico e as expectativas para a prova são semelhantes.

Observe as personalidades de seus futuros companheiros. Claro que apenas uma conversa inicial não diz muita coisa. Começada a preparação, note as reações às dificuldades, o bom (ou mal) humor, além da capacidade de dar força e ajudar os companheiros.

Escolhida a equipe, agora é a hora de traçar a estratégia para a prova. Discuta com os seus companheiros os seus objetivos e como ele será alcançado. Isso vale tanto para as provas curtas quanto para as longas. Pense que todos devem manter o mesmo ritmo para chegarem juntos ao final.

O capitão tem um papel fundamental na equipe. É ele quem deve guardar o passaporte e apresentá-lo em todos os PC´s e AT´s, coordenar a estratégia, além de dar ânimo aos companheiros. Entretanto, a função não tem nenhum significado hierárquico!

Outra peça-chave na equipe é o navegador, que vai direcionar a estratégia da equipe através da marcação dos Postos de Controle (PC´s) e Áreas de Transição (AT´s), feitas com base no mapa e na bússola. Como a navegação é passível de falhas, a equipe deve estar preparada para apoiá-lo em caso de caminhos errados. Nada pior, para uma equipe perdida, do que desentendimentos ou intenções de se culpar alguém, na maioria das vezes, o navegador.
Alimentação e água

Antes da corrida, elabore juntamente com seus companheiros de equipe o “menu” a ser utilizado. Pense em tudo: no que deve ser consumido nas pequenas paradas durante as modalidades, naqueles momentos em que se é necessário comer alguma coisa para reposição de energia imediata e para as refeições maiores, nas transições.

Se os gostos alimentares dos membros da equipe forem diferentes, o ideal é que se faça uma compra geral, com aquilo que será consumido por todos, e outras compras secundárias, de cada um dos atletas.

Prefira pecar pelo excesso que pela falta: sempre compre mais comida do que realmente você irá consumir. O mesmo se aplica à comida levada na mochila durante a prova: descubra “cantinhos” onde você possa guardar uma barra de cereais ou uma banana extra.

Dê preferência à alimentos ricos em carboidratos, que são de fácil digestão, a outros que sejam muito calóricos e de digestão mais difícil.

A melhor forma de saber qual tipo a que tipo de comida você se adaptará na corrida é testando-a durante os treinos de campo. Se o seu corpo não suportar géis de carboidrato ou maltodrexina nos treinos, é sinal de que nas corridas ele também não se adaptará.

Mesmo que os alimentos ricos em carboidrato sejam, reconhecidamente, a maior fonte de reposição de energia durante uma adventure race, não deixe de consumir os outros grupos alimentares, como proteínas, lipídios, e vitaminas, em pequenas quantidades.

Barras de cereais são uma boa alternativa para as paradas rápidas, porque, além de carboidratos, possuem lipídios e vitaminas em quantidades balanceadas.

Não economize na água. Mesmo que você não sinta sede, lembre-se que você estará perdendo líquido em todas as etapas da prova. Por isso, uma boa idéia é se estipular horários determinados para beber líquidos, e eleger um dos membros da equipe para lembrar aos outros desse “compromisso”.

Mantenha as caramanholas sempre ao alcance da mão, e lembre-se de enchê-las.

Em algum momento a água da equipe pode acabar, e o acesso à água confiável nunca é garantido. Jamais esqueça de levar entre os equipamentos obrigatórios o Hidrosteril, ou outro produto semelhante para purificar a água.

Sucos e refrigerantes podem ser consumidos sem restrição, já que são fonte auxiliar de energia.

Treinamento


Os treinos devem ser diários, envolvendo corrida, natação e bike, que são as modalidades mais exigidas durante as corridas de aventura. Os treinos com a equipe podem ser semanais, envolvendo outras modalidades, em lugares onde possam ser simuladas algumas das situações possíveis numa corrida. Mas o que vai definir o calendário ideal de treinamento é o tempo disponível de cada equipe e seus respectivos membros.

Nos treinos outdoors com a equipe, experimente, depois de um tempo, carregar uma mochila com um peso semelhante ao que usará na prova. É uma boa maneira de se evitar dores e desconfortos desnecessários por não estar acostumado a carregar peso.

Cuidados com os pés



Lembre-se de que seus pés sofrerão muito durante a corrida. São eles que dão sustentação ao corpo, e desta forma, poderão ter bolhas, assaduras ou mesmo torções se você não destinar a eles os devidos cuidados. Mantenha-os sempre secos e limpos.

Depois das etapas aquáticas, seque-os com cuidado, principalmente entre os dedos, lubrifique-os com vaselina ou outro produto umectante e coloque um par de meias limpas. Um mero grãozinho de areia no meio dos pés pode causar um ferimento bastante incômodo e atrapalhar muito seu desempenho.

Calçados e roupas


Evite usar meias novas, que podem agredir ou não se adaptar a seus pés. Prefira as que já foram usadas pelo menos uma vez e já estão devidamente amaciadas.

Escolha bem seu calçado. A regra para escolhê-los é a mesma das meias: não use uma bota ou tênis novinhos durante uma corrida. E não se esqueça de levar sempre um ou dois pares de reserva.

As roupas de um atleta de adventure race devem sempre ser de tecidos que não absorvam o suor, como o dry e o supplex. Mesmo em corridas mais curtas, tenha em mente que a sua vestimenta deve ser dividida em categorias, que devem ser retiradas ou acrescentadas de acordo com a evolução da competição, durante as transições.

Glossário nas corridas de aventura

AT - Local onde acontece a troca de uma modalidade para outra. A parada no AT é o momento em que a equipe pára para comer algo (com ou sem o auxílio da equipe de apoio), além de trocar e conferir equipamentos.

Apoio (equipe de) - Duas ou três pessoas encarregadas de cuidar da organização do equipamento, da alimentação, das roupas, do carinho e das palavras de ânimo nas transições. Tem sido cada vez menos solicitada nas corridas brasileiras.

Categorias - As corridas de aventura brasileiras, na maioria dos casos, contam com duas categorias:

# Expedição, onde figuram as equipes que tenham cumprido o trajeto completo da prova,
# Aventura, quando as equipes passaram por cortes no percurso e fizeram um itinerário menor.

Carta - Mapa; geralmente é entregue à equipe no dia anterior à largada.

Capitão - Líder do time. Isso não signfica, no entanto, nenhuma forma de hierarquia, mas sim uma nessessidade de se ter uma pessoa para coordenar o ritmo das demais.

Corte - Redução do trajeto da prova, que acontece em hora e local (sempre um PC ou AT) determinado previamente pela organização da prova. As equipes que chegarem após esse horário devem cumprir um trajeto menor e caem para a categoria imediatamente inferior.

Dark Zone - Interrupção da prova durante a noite. No Brasil, a maioria das provas acontece em sistema non-stop, ou seja, sem dark zone.

Fiscais - Profissionais responsáveis por conferir equipamentos e checar passaportes a cada PC ou AT.

GPS - Sigla de Global Position Satellite, ou Satélite de Posicionamento Global. Equipamento eletrônico que determina a localização exata de um ponto específico, através de suas coordenadas. Também pode mostrar altura, temperatura e velocidade do vento. Não é permitido seu uso nas corridas brasileiras. Entretanto, nas corridas mais longas, um exemplar é entregue lacrado às equipes, para ser usado apenas em caso de resgate.

Passaporte - Cartão que deve ser assinado ou carimbado pelo fiscal a cada Posto de Controle (PC) ou Área de Transição (AT). A equipe deve mantê-lo sempre com o capitão, e conferir sua presença junto ao equipamento obrigatório antes de iniciar cada uma das pernas da prova. Um passaporte desaparecido resulta em perder pontos ou acrescentar tempo no cômputo geral da equipe.

Perna - Cada uma das etapas da corrida.

Plotar - Marcar os PC´s e AT´s de uma corrida num mapa, com o auxílio de canetas hidrográficas e da bússola.

PC - Sigla de Posto de Controle, ponto da prova, determinado no Ride Book, onde fiscais conferem a presença do equipamento obrigatório e do passaporte da equipe.

PC Virtual - Posto de controle que não conta com a presença de fiscal.

Reboque - Mecanismo usado pelos atletas para impor o mesmo ritmo à equipe durante as pernas de bike. O atleta mais forte prende sua bike à dos companheiros através de um elástico.

Ride Book - Documento entregue pela organização pelo menos um dia antes da largada da corrida. Ele traz indicações topográficas ou geográficas sobre o percurso da prova. Entretanto, essas informações devem ser interpretadas e aplicadas ao percurso da prova através da navegação. Através das informações nele contidas, a equipe deve determinar sua estratégia para terminar a corrida.

Road Book - Documento semelhante ao Ride Book, mas com indicações dirigidas às equipes de apoio, imprensa e demais pessoas que acompanham a prova.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

DESAFIOS....FORÇA DE VONTADE..... DETERMINAÇÃO

Na vida somos postos a prova o tempo todo... Se decidimos fazer algo e vamos em frente, sempre tem alguém pra apoiar, tem aqueles pra dizer que é besteira, tem aqueles que torcem por ti de verdade e tem aqueles que fingem que torcem....
Aí pensamos... Será que é isso mesmo que quero....começam as dúvidas...começam as perguntas que nos fazem pensar duas vezes em ir adiante....
Mas se somos fortes e confiantes e nós mesmo, conseguimos seguir adiante com nossos planos e alcançamos resultados...
Então vai aí meu conselho a vocês... NÃO LIGUEM PARA O QUE OS OUTROS FALAM.... ouçam o seu coração e sigam sempre sorrindo!!! Assim, com certeza, você se sentirá muito mais feliz!!!!

O Melhor exemplo disso foi uma conversa que tive com um atleta e vi o quanto muitas pessoas tentam nos derrubar, mas se somos fortes seguimos e alcançamos tudo que queremos...

Desabafo de um atleta:

ATLETA: vc sabe q as pessoas olham para vc querendo q vc fracasse ou q dê errado o q vc esta fazendo...tipo, viram eu começando a trazer comida de casa...
eu fazendo os lanches e tal...
eu sem beber...
e pensaram q era so por 1 mes
aí as calças ficaram frouxas...
"ah 3kg eu tb perco" alguem pensou
E o homi foi secando... secando...
até q perceberam q era serio...
depois dos 10kg perdidos ... agora vem perguntar o q fiz
pois é... aí eu pego e chamo pro treino! hehehehe


Viu determinação e trabalho duro sempre nos fazem conseguir nossos objetivos...
Mesmo que pensemos que nossos objetivos são GRANDE DEMAIS ou esdrúxulos demais... pensem... e daí...quem vai atrás desse sonho sou eu...
E como eu já muitas vezes ouvi... SEM SABER QUE ERA IMPOSSÍVEL, ELE FOI LÁ E FEZ!!!!
Continuem sempre e boa sorte!!!

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

DUNNAS TREKKING 3a.ETAPA

Pessoal, pra quem está em dúvida sobre essa prova, vão aí todos os informativos que a organização lançou até o momento!!! Boa sorte e bons treinos!


CIRCUITO DUNAS TREKKING 2009
3ª ETAPA

DUNAS ADVENTURE - URBANO

INFORMATIVO 1

Já estão abertas as inscrições para O DUNAS ADVENTURE valido pela 3ª etapa do CIRCUITO DUNAS TREKKING 2009.

A prova acontecerá no dia 16 de agosto no SUBWAY da Washington Soares – Fortaleza.

Horário: 8:00 horas

As inscrições já podem ser feitas na:

Loja VO2 Esportes Outdoor – Av. Julio Abreu, 160- ao lado do Pasto e Pizza.
Lojas SUBWAY – Iguatemi, Washington Soeres e Varanda Mall

Inscreva-se logo pois as vagas são limitadas.


INFORMATIVO 2

Local: SUBWAY – WASHINGTON SOARES
Horário: 8:00 horas

Amigos aventureiros,
é a segunda vez que realizamos o DUNAS ADVENTURE e pela 1ª vez incluímos como etapa do CIRCUITO DUNAS TREKKING.
Sendo assim, teremos as 3 categorias participando deste evento e os pontos desta etapa terão peso 1,2. Ou seja, a pontuação será 20% maior nessa etapa.
Caso a equipe não corra, esta ficará sem pontuação.
É importante que todos participem para continuar pontuando e melhorando sua classificação no ranking.

As distâncias foram aumentadas por se tratar de uma prova urbana, onde o nível de dificuldade da navegação diminui e também colocamos alguns trechos de bike, para todas as categorias, tornando mais veloz e menos cansativo os trechos.

MODALIDADE POR CATEGORIA

Mini aventura: trekking, orientação e bike n´run

Aventura: trekking, orientação e MTB ( bike).

Expedição: trekking, orientação, MTB e caiaque n´run.

Explicação:
- Bike n´run é uma modalidade onde serão 2 bicicletas para os 3 atletas da equipe, ou seja, 2 pedalando e um acompanha correndo / andando.
- Caiaque n´run é uma modalidade onde 1 atleta segue remando e os outros 3 atletas seguem correndo / andando.
IMPORTANTE: Todos os atletas terão que remar.


MATERIAL OBRIGATÓRIO

TODAS AS EQUIPES DEVERÃO TER UM CARRO DE APOIO (COM NO MÍNIMO UMA PESSOA COMO APOIO) PARA TRANSPORTE DE SUAS BICICLETAS E OUTROS MATERIAIS ( ÁGUA, ALIMENTOS).
A EQUIPE DE APOIO SERÁ MUITO IMPORTANTE NESSA PROVA.

Mini aventura
• Uma bússola por equipe;
• Um apito por atleta;
• Uma ou duas bicicletas por equipe;
• Um ou dois capacetes por equipe.
A organização aconselha que todas as equipes tenham 2 bicicletas e 2 capacetes. Caso alguma equipe resolva levar um atleta na garupa da bicicleta, este também deverá estar de capacete.

Aventura
• Uma bússola por equipe;
• Um apito por atleta;
• Uma bicicleta por atleta;
• Um capacete por atleta.

Expedição
• Uma bússola por equipe;
• Um apito por atleta;
• Uma bicicleta por atleta;
• Um capacete por atleta;
• Um colete salva-vidas por atleta.

Material recomendado para todas as categorias

• Tênis confortável;
• Usar calça comprida;
• Mochila de hidratação ou garrafa de água;
• Alimento;
• Protetor solar;
• Boné / viseira;
• Óculos escuros.


INFORMATIVO 3

Local: SUBWAY – WASHINGTON SOARES
Horário: 8:00 horas


Sabemos a dificuldade que algumas pessoas possam ter para conseguir as bicicletas e capacetes.
Sendo assim, fechamos uma parceria com a BIKE CEARÁ.
Eles possuem 35 bicicletas e capacetes para locação.
Entre em contato e reserve logo sua bike.
Contato: Marcelo Faço – 8709-1434

Aproveite para treinar ciclismo durante os passeios que a Bike Ceará realiza todas as segundas e quartas feiras as 20 horas , com saída no Subway da Washington Soares (informe-se com o Marcelo Faço).

Para as equipes da categoria EXPEDIÇÃO, como já foi dito no Informativo 2, todos da equipe irão remar.
Fechamos uma parceria com a CAIAQUE ECOLÓGICO para que vocês possam treinar o modalidade do remo.
Entrem em contato com Alexandre – 8893-9646 e reservem sua vaga para a saída que acontecerá no sábado as 15 horas no Mucuripe (sem taxa de inscrição).


INFORMATIVO 4

Local: SUBWAY – WASHINGTON SOARES
Horário: 8:00 horas


Amigos aventureiros,
é importante lembrar que o uso da camisa/colete que vocês receberam quando fizeram a inscrição na 1ª etapa (e algumas pessoas receberam na 2ª etapa), é de uso obrigatório.

Caso alguém da equipe não tenha esta camisa/colete basta adquirir uma outra na loja VO2 no momento da entrega dos kits. No valor de R$ 15,00.

INFORMATIVO 5

Local: SUBWAY – WASHINGTON SOARES
Horário: 8:00 horas



DUVIDAS FREQUENTES

- Quantas bicicletas para a categoria Mini Aventura?

R. – São 2 bicicletas e 2 capacetes para cada equipe, porém a equipe que resolver levar o 3º atleta na garupa/quadro da bicicleta, este deverá também estar de capacete. Caso contrário a equipe poderá ser desclassificada.

- Para que serve o carro de apoio e onde ele ficará?

R. – O carro de apoio irá transportar as bicicletas e demais equipamentos de sua equipe para os locais determinados pela organização. Este carro não irá acompanhar a equipe durante o percurso.

- Quantas pessoas devo ter em minha equipe de apoio?

R. – Pelo menos uma pessoa que será o motorista do mesmo.
Essa pessoa poderá ajudar a equipe nas áreas de transição.

- Minha equipe não tem bicicleta nem capacete, o que devo fazer?

R. – Ligue para 8709-1434 e alugue uma bike com capacete.



INFORMATIVO 6

Local: SUBWAY – WASHINGTON SOARES
Horário: 8:00 horas


Amigos aventureiros,


Segue abaixo o cronograma para essa etapa:

DIA HORÁRIO LOCAL ATIVIDADE
13/08 19:00 Final das inscrições

14/08 15 as 20:00 VO2 Entrega de Kits

15/08 9 as 12:00 VO2 Entrega dos Kits

16/08 8:00 SUBWAY
Washington Soares LAGADA todas categorias

16/08 16:00 SUBWAY
Washington Soares ENCERRAMENTO da prova

16/08 16:10 SUBWAY
Washington Soares Premiação de todas as categorias


IMPORTANTE LEMBRAR:

- O número que acompanha o Kit, só será liberado quando a ficha de inscrição da equipe estiver assinada pelo responsável da equipe;

- Não esqueça que a camiseta que recebeu na 1ª etapa é seu uniforme de corrida (uso obrigatório por todos os atletas da equipe).

Durante a entrega de Kits, estaremos tirando dúvidas sobre a prova e sobre navegação.


INFORMATIVO 7

Local: SUBWAY – WASHINGTON SOARES
Horário: 8:00 horas


IMPORTANTE

NÃO será necessário carro de apoio para a categoria MINI AVENTURA.
Porém, as modalidades continuam as mesmas:
- Trekking
- Orientação
- Bike n´run

BONS TREINOS

IGUANA NO CEARÁ!!!!


Convite
Aos atletas, em especial aos cearenses

Nosso Estado conta com algumas provas que podem ser classificadas como short adventures, como o Circuito Dunas Trekking, o Ases Adventure e o Circuito Azimute de Lua Cheia. Em outros formatos, conta também com provas urbanas (Dunas Adventure), provas de regularidade (Ceará Adventure Trekking), corridas de Orientação (CCO) e de bike (Circuito Ceará Adventure de Bike). Todos estes eventos desenvolvem habilidades e condicionamento físico básicos para atletas do formato pleno da Corrida de Aventura.

Agora o Ceará se prepara para entrar no mapa da Corrida de Aventura na organização de provas que atendam requisitos estipulados para circuitos em todo o Brasil, como o CNA – Circuito Nordestino de Aventura. O CNA é um dos mais antigos circuitos do país, sendo realizado desde 2000 pela ANECA – Associação Nordestina de Corrida de Aventura. Cada etapa do circuito é realizada em um Estado diferente e em 2009 será composta por 5 etapas, compreendendo os Estados da Bahia, Paraíba, Sergipe, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

A implantação da Corrida de Aventura em nosso Estado começa com a parceria com a Iguana Ecoaventura, entidade organizadora com três provas realizadas para o CPCA (Circuito Potiguar), e os atletas Cruiff Emerson e Marcelo Aquino. A IGUANA CEARÁ tem como objetivos realizar a primeira prova no Estado do Ceará com formato do CNA, fomentar o desenvolvimento de equipes de aventura, repassar know-how aos organizadores que também desejarem realizar corridas e criar condições para a estruturação de uma Federação em nosso Estado.

A realização da IGUANA CEARÁ conta com o apoio de entidades e empresas como: Bike Ceará, Caiaque Ecológico, FECORI, Clube Azimute, Grupo Baden-Powell, Piau Esportes e Natureza, Chronos Team Acessoria Esportiva, entre outras. Porém o desenvolvimento do esporte depende principalmente do público-alvo: o atleta. É ele que vai permitir a realização de provas, e exigir qualidade em todos os aspectos do evento: formato da prova, percurso, segurança, atendimento. E a experiência em outros Estados mostra que o público para este esporte é reduzido mas fidelizado, formando massa crítica e massa realizadora, unindo-se em uma grande família.

Neste contexto, convidamos os atletas para fazerem parte da Corrida de Aventura do Ceará, com seu primeiro grande desafio:



IGUANA ECOAVENTURA CEARÁ
Dia 19 de Setembro de 2009, na região metropolitana de Fortaleza
Categorias: Expedição (80km) e Aventura (40km)
Modalidades: trekking, montain bike, travessia a nado, orientação, caiaque (expedição) e modalidade surpresa (expedição)



Mais informações: www.iguanaecoaventura.com.br
Bons treinos!
Equipe Iguana Ceará